Pular para o conteúdo principal

FAMÍLIA, LIBERDADE, DIGNIDADE E PAZ

Fabiana Barcellos Gomes

Já fui questionada sobre a minha paixão em atuar em causas tão complexas e controvertidas como as que envolvem Direitos das Famílias, Direito Penal e Violência Doméstica.

De forma simplista eu poderia responder que se tratam de assuntos que me atraem por ter a ver com as questões que as pessoas mais valorizam: a felicidade, a liberdade e a vida.

Mas é bem mais profundo do que isso, pois também é sobre vulnerabilidade, proteção e sobretudo amor.

Cada um de nós é orientado por valores e princípios que nos apontam o caminho a seguir ou sugerem correções de rumo, enquanto refletem, contrastam ou se chocam com as nossas próprias atitudes e as relações que estabelecemos.

Não é diferente com o organismo vivo de uma sociedade, pois nossas contradições e conflitos internos decorrem justamente da colisão entre as razões fundamentais que traduzem quem queremos ser, e quem conseguimos ser.

O certo é que a nossa natureza é social, e o espaço onde se principia esta condição é justamente a família, de modo que protegê-la é verdadeiramente a mais importante forma de autopreservação.

Da mesma forma, nosso instinto de liberdade é a maior expressão da nossa identidade, pois somente sendo livres é que temos a possibilidade de ser realmente quem queremos ser.

Mas é quando nos completamos a partir das nossas incompletudes, e quando o sentimento de pertencimento não nos aprisiona, mas sim nos liberta, é nesse lugar que moram o amor e a felicidade,

É evidente que a vida nos impõe limites e adversidades, seja como indivíduos, famílias ou sociedade, e por vezes a desigualdade é também uma condição a ser superada. 

No entanto, quando isso não se mostra factível, o mínimo que se pode exigir dos coexistentes é tolerância, empatia com os mais vulneráveis, e respeito à dignidade humana.

Tudo isso não se constrói sem atritos e controvérsias, pois a diversidade é também consequência das diferentes condições, percepções e compreensões em relação ao significado e o propósito da nossa existência.

Como exemplo disso, basta observar o que o nosso país viveu em um passado nem tão distante, num período em que a democracia foi sacrificada sob o pretexto de, supostamente, pacificar e proteger a nação. 

Na prática, a intolerância de uma pequena parte da sociedade impôs-se pelas armas, e só depois de mais de duas décadas foi possível restabelecer-se um pacto nacional, quando proclamada a Constituição de 1988.

Na Carta Magna os constituintes colocaram um caminho a seguir como povo, com valores, princípios e propósitos bem definidos, e não como retrato de uma realidade, mas como um ideal a ser perseguido.

Vê-se portanto que a verdadeira paz não é algo que se possa construir a qualquer preço, e muito menos à custa da violência ou da eliminação do outro, mas com trabalho duro e paciência.

Na verdade, ela é como um tecido fino que produzimos em um tear muito frágil, e a partir de fibras delicadíssimas, que requerem atenção e cuidado constante.

Nesta trama do tempo, cada indivíduo é como um fio, com suas imperfeições, nós, cores, texturas diferentes, e vulnerabilidades.

Às vezes é preciso encontrar as pontas que ficaram soltas ou os nós que precisam ser desatados, por força de interesses conflitantes ou de erros cometidos.

O desafio de resolver estas questões inerentes à diversidade, de modo a permitir que sigamos em frente, é o que me instiga como profissional.

Em causas de família, invariavelmente tratamos de relações continuadas e vínculos de afetividade, e especialmente quando envolve crianças, a responsabilidade é ainda maior.

Isto porque questões mal resolvidas na infância podem ter consequências e gerar danos irreparáveis, com reflexos não só na vida dos envolvidos, mas também para toda sociedade, como a drogadição e perda de referências e freios morais.

Da mesma forma, a defesa incansável do princípio da presunção da inocência de um indivíduo é, ao mesmo tempo, a defesa de toda sociedade, pois se admitirmos que alguém seja preso e condenado sem o devido processo legal, estaremos colocando todos em risco.

Uma outra razão que traz imensurável satisfação neste trabalho, é a possibilidade de mudar vidas para sempre, oportunizando novos arranjos familiares e a reinserção na vida em sociedade.

Nossas relações, nossa identidade, o direito de ir e vir para construir nossa própria história, e a segurança para coexistir livre de ameaças e opressão, são bens que constituem nosso maior patrimônio, pois seu valor é inestimável.

Por mais diversas que sejam as visões de mundo que mantêm em constante conflito a sociedade, a família ou os indivíduos, a liberdade, a dignidade e a paz, são coisas que certamente todos desejamos proteger.

Pois  são as nossas semelhanças, e não nossas diferenças, que nos permitem vislumbrar a harmonia que idealizamos para o nosso sensível tecido social.

Estas são as bases da atuação de quem advoga em causas que envolvem conflitos familiares, quando se luta pelo respeito à presunção da inocência e ao devido processo legal, na defesa da dignidade violada, pois são questões afetas a valores, princípios e propósitos sacramentados na nossa Lei Maior.

E garantir que eles sejam assegurados é minha profissão de fé, minha vocação, e a essência do que me faz querer ser advogada.

Postagens mais visitadas deste blog

AUTOALIENAÇÃO PARENTAL

A Alienação Parental é definida em lei como a “ interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. ” A Lei 12.318 de 2010 apresenta um rol exemplificativo de formas de alienação parental, sendo que, na prática, o mais comum é vermos casos em que, por exemplo, a genitora alienadora tenta impedir o surgimento de bons sentimentos do filho para com o pai, gerando rejeição e estranhamento por parte da prole em relação ao progenitor alienado, e dificultando a convivência. Diferentemente da concepção da Alienação Parental clássica, a autoalienação não tem uma previsão legal específica, sendo raramente citada na jurisprudência, o que leva a uma certa insegurança jurídica decorrente do desconhecimento sobre a matéria. Não por outra razã

SE BEBER, NÃO DIRIJA!

Dirigir embriagado ou entregar a direção a quem bebeu pode levar a condenação por homicídio. Temos observado certa banalização  do  crime  de  homicídio  doloso,  decorrente da sistemática aplicação da teoria da “ actio libera in causa ”( ação livre na causa)  que, em tese, deveria limitar-se   aos   casos   de embriaguez premeditada, como  por exemplo no caso de "racha",  quando o desejo de quem se embriaga é retirar de si a presença das leis morais, diminuir a angústia, a dor e a culpa em cometer algum delito ou criar coragem para a prática de  crime, quando não há dúvida em caracterizar-se como doloso o homicídio praticado pelo motorista embriagado. Por outro lado, não se pode considerar que quem comete um crime em estado de embriaguez possua maior culpabilidade do que aquele que possuía dolo da conduta em sobriedade, e o cometeu em seu pleno e saudável estado de consciência. Se quem atua criminosamente sem uso de qualquer substância tem pena definida de acordo

O SUPERENDIVIDAMENTO E A HARMONIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

Está em fase final de tramitação na Câmara Federal, em regime de prioridade, um Projeto de Lei do Senado que altera o Código de Defesa do Consumidor, e que tem como propósito principal dispor sobre o crédito responsável e sobre a educação financeira. Quando for aprovada, a lei irá oferecer alternativas de prevenção e enfrentamento do problema do superendividamento das famílias brasileiras, além de disciplinar a oferta de crédito. Inicialmente, o projeto incorpora na legislação um conceito de superendividamento, qual seja, “a impossibilidade manifesta de o consumidor, pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial”. Trata-se de uma questão que vem sendo debatida em vários países do mundo, especialmente na Europa, indicando a necessidade de aperfeiçoamento das legislações que regulam o consumo e o crédito.  No Brasil, o nosso CDC já estabelece como um de seus princípios