Pular para o conteúdo principal

SHARENTING

Sharenting é uma combinação, em inglês, das palavras share (compartilhar) e parenting (parentalidade) que significa a exposição e o compartilhamento excessivo de informações privadas sobre crianças, por meio das mídias digitais de seus responsáveis.

Em geral está associado à prática dos pais de postarem informações sobre os seus filhos através de redes sociais como Facebook e Instagram, de maneira abundante e detalhada documentando tudo o que acontece com eles 

Quem divulga a família, por meio de mídias sociais como Youtube, blogs e Instagram, ao mesmo tempo em que realiza divulgação de marcas e serviços, pratica o chamado “sharenting” comercial

Mas a forma mais comum ocorre quando os pais ou responsáveis publicam a imagem e informações sobre seus filhos, muitas vezes sem o consentimento deles, e sem pensar nas consequências desta exposição, imediatas e a longo prazo.

Podemos ainda identificar pelo menos 3 atitudes comuns nesta relação dos pais com as redes sociais quando se trata da exposição dos filhos:

- Os protetores, que se importam com a privacidade, tomam cuidado ao publicizar a vida dos filhos.

- Os orgulhosos que fazem questão de compartilhar todas as coisas maravilhosas que os seus filhos fazem e como são. 

- Os Irritáveis, que odeiam que os outros façam publicações sobre os seus filhos nas redes.

O fato é que compartilhamento exagerado — e, sobretudo, impensado — praticado pelos pais são um mau exemplo para as crianças e ameaça seu bem-estar.

Outro problema é que muitas vezes existe uma desconexão entre o que pais e filhos consideram aceitável de se publicar.

É preciso lembrar, por exemplo, que imagens, aparentemente inofensivas para os pais, podem inclusive ser utilizadas por pedófilos, ou simplesmente serem utilizadas pelo perfil de outra pessoa, no chamado sequestro digital. 

Também há relatos de cyberbullying praticado com a utilização das fotos de criança publicadas pelos próprios pais da vítima.

Mas o ato de compartilhar também pode ser benéfico para nossa conexão comunitária, troca de experiências e convivência social, sendo importante, no entanto, encontrar um ponto de equilíbrio na prática do “sharenting”.

Apesar de ser um problema muito novo, podemos elencar algumas precauções que podem adotadas pelos pais quando forem compartilhar imagens de seus filhos nas redes, tais como:

- Não fazer imagens de partes íntimas do corpo das crianças 

- Configurar as redes sociais de modo que o conteúdo não seja totalmente público.

- Optar por canais mais privados e seguros para enviar fotos para amigos e familiares.

- Não postar fotos em que seja possível identificar o nome, a rotina ou o endereço da criança

- Não usar ferramentas de geolocalização nas fotos de crianças.

Além disso, é importante permitir que as crianças e adolescentes participem da decisão sobre o que pode ou não ser publicado, respeitando sua privacidade e intimidade.

Isto porque, eventual superexposição pode condicionar a identidade e o autoconceito dos seus filhos ou até gerar frustrações em jovens adolescentes.

Através de fotos e postagens, mostramos como nos sentimos, as atividades que realizamos todos os dias, ou apenas algo que queremos compartilhar com os nossos amigos na rede, mas devemos ser cautelosos, para não colocar em risco aqueles que mais amamos.

De certa forma, é oportuno olharmos para nós mesmos, como nos comportamos online e o que compartilhamos, refletindo de forma mais aprofundada, buscando uma maior conscientização da sociedade e das famílias sobre os limites que devemos respeitar no uso de nossas redes sociais. 



Postagens mais visitadas deste blog

AUTOALIENAÇÃO PARENTAL

A Alienação Parental é definida em lei como a “ interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. ” A Lei 12.318 de 2010 apresenta um rol exemplificativo de formas de alienação parental, sendo que, na prática, o mais comum é vermos casos em que, por exemplo, a genitora alienadora tenta impedir o surgimento de bons sentimentos do filho para com o pai, gerando rejeição e estranhamento por parte da prole em relação ao progenitor alienado, e dificultando a convivência. Diferentemente da concepção da Alienação Parental clássica, a autoalienação não tem uma previsão legal específica, sendo raramente citada na jurisprudência, o que leva a uma certa insegurança jurídica decorrente do desconhecimento sobre a matéria. Não por outra razã

SE BEBER, NÃO DIRIJA!

Dirigir embriagado ou entregar a direção a quem bebeu pode levar a condenação por homicídio. Temos observado certa banalização  do  crime  de  homicídio  doloso,  decorrente da sistemática aplicação da teoria da “ actio libera in causa ”( ação livre na causa)  que, em tese, deveria limitar-se   aos   casos   de embriaguez premeditada, como  por exemplo no caso de "racha",  quando o desejo de quem se embriaga é retirar de si a presença das leis morais, diminuir a angústia, a dor e a culpa em cometer algum delito ou criar coragem para a prática de  crime, quando não há dúvida em caracterizar-se como doloso o homicídio praticado pelo motorista embriagado. Por outro lado, não se pode considerar que quem comete um crime em estado de embriaguez possua maior culpabilidade do que aquele que possuía dolo da conduta em sobriedade, e o cometeu em seu pleno e saudável estado de consciência. Se quem atua criminosamente sem uso de qualquer substância tem pena definida de acordo

O SUPERENDIVIDAMENTO E A HARMONIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

Está em fase final de tramitação na Câmara Federal, em regime de prioridade, um Projeto de Lei do Senado que altera o Código de Defesa do Consumidor, e que tem como propósito principal dispor sobre o crédito responsável e sobre a educação financeira. Quando for aprovada, a lei irá oferecer alternativas de prevenção e enfrentamento do problema do superendividamento das famílias brasileiras, além de disciplinar a oferta de crédito. Inicialmente, o projeto incorpora na legislação um conceito de superendividamento, qual seja, “a impossibilidade manifesta de o consumidor, pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial”. Trata-se de uma questão que vem sendo debatida em vários países do mundo, especialmente na Europa, indicando a necessidade de aperfeiçoamento das legislações que regulam o consumo e o crédito.  No Brasil, o nosso CDC já estabelece como um de seus princípios