Pular para o conteúdo principal

O DIREITO CONSTITUCIONAL AO SILÊNCIO

O princípio da não autoincriminação significa que ninguém é obrigado, por qualquer autoridade ou mesmo por um particular, a se autoincriminar ou a produzir prova contra si mesmo, ou a fornecer involuntariamente qualquer tipo de informação ou declaração ou dado ou objeto ou prova que o incrimine direta ou indiretamente.

É a partir desta garantia que surge o direito ao silêncio, mas também temos:

- O direito de não colaborar com a investigação ou a instrução criminal; 

- O direito de não declarar contra si mesmo;

- O direito de não confessar;

- O direito de declarar o inverídico, sem prejudicar terceiros;

- O direito de não apresentar provas que prejudique sua situação jurídica;

- O direito de não praticar nenhum comportamento ativo que lhe comprometa;

- O direito de não participar ativamente de procedimentos probatórios incriminatórios;

- E o direito de não ceder seu corpo (total ou parcialmente) para a produção de prova incriminatória.

Neste sentido, o direito constitucional ao silêncio, estende-se para além da garantia dada ao preso de permanecer calado, conforme o Art. 5º, inc. LXIII, da Constituição Federal, pois deve ser compreendido como uma das dimensões do princípio da não autoincriminação.

Não por outra razão, deve ser assegurado não só ao suspeito, ao indiciado ou o acusado, como também à testemunha, pois mesmo o compromisso de dizer a verdade não supera o direito à não autoincriminação.

Mesmo nas CPIs, quem é convocado para prestar esclarecimentos tem assim o direito de permanecer em silêncio para não se autoincriminar.

Apesar de o direito ao silêncio alcançar as testemunhas, estas podem abster-se apenas de revelar ou confirmar fatos que lhes tragam prejuízo, mas isto não afasta o dever de comparecer ao interrogatório, responder ao que for indagado, e dizer somente a verdade.

Este direito está consagrado também na Convenção Americana sobre Direitos Humanos, conhecido como Pacto de São José da Costa Rica, e no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, acordos dos quais o Brasil é signatário.

Há certa incompreensão quanto ao direito de ficar calado, inclusive por conta do ditado popular que diz que “quem cala consente” ...

Mas, na verdade, de acordo com Código de Processo Penal, o silêncio não é confissão e não pode ser interpretado em prejuízo da defesa, muito embora possa se constituir elemento para a formação do convencimento do juiz.

Sendo assim, o poder instrutório das autoridades judiciais e mesmo das Comissões Parlamentares de Inquérito, estão sujeitas a limites, dentre os quais, a garantia de não autoincriminação, e, via de consequência, o direito ao silêncio.

Postagens mais visitadas deste blog

AUTOALIENAÇÃO PARENTAL

A Alienação Parental é definida em lei como a “ interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. ” A Lei 12.318 de 2010 apresenta um rol exemplificativo de formas de alienação parental, sendo que, na prática, o mais comum é vermos casos em que, por exemplo, a genitora alienadora tenta impedir o surgimento de bons sentimentos do filho para com o pai, gerando rejeição e estranhamento por parte da prole em relação ao progenitor alienado, e dificultando a convivência. Diferentemente da concepção da Alienação Parental clássica, a autoalienação não tem uma previsão legal específica, sendo raramente citada na jurisprudência, o que leva a uma certa insegurança jurídica decorrente do desconhecimento sobre a matéria. Não por outra razã

SE BEBER, NÃO DIRIJA!

Dirigir embriagado ou entregar a direção a quem bebeu pode levar a condenação por homicídio. Temos observado certa banalização  do  crime  de  homicídio  doloso,  decorrente da sistemática aplicação da teoria da “ actio libera in causa ”( ação livre na causa)  que, em tese, deveria limitar-se   aos   casos   de embriaguez premeditada, como  por exemplo no caso de "racha",  quando o desejo de quem se embriaga é retirar de si a presença das leis morais, diminuir a angústia, a dor e a culpa em cometer algum delito ou criar coragem para a prática de  crime, quando não há dúvida em caracterizar-se como doloso o homicídio praticado pelo motorista embriagado. Por outro lado, não se pode considerar que quem comete um crime em estado de embriaguez possua maior culpabilidade do que aquele que possuía dolo da conduta em sobriedade, e o cometeu em seu pleno e saudável estado de consciência. Se quem atua criminosamente sem uso de qualquer substância tem pena definida de acordo

O SUPERENDIVIDAMENTO E A HARMONIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

Está em fase final de tramitação na Câmara Federal, em regime de prioridade, um Projeto de Lei do Senado que altera o Código de Defesa do Consumidor, e que tem como propósito principal dispor sobre o crédito responsável e sobre a educação financeira. Quando for aprovada, a lei irá oferecer alternativas de prevenção e enfrentamento do problema do superendividamento das famílias brasileiras, além de disciplinar a oferta de crédito. Inicialmente, o projeto incorpora na legislação um conceito de superendividamento, qual seja, “a impossibilidade manifesta de o consumidor, pessoa natural, de boa-fé, pagar a totalidade de suas dívidas de consumo, exigíveis e vincendas, sem comprometer seu mínimo existencial”. Trata-se de uma questão que vem sendo debatida em vários países do mundo, especialmente na Europa, indicando a necessidade de aperfeiçoamento das legislações que regulam o consumo e o crédito.  No Brasil, o nosso CDC já estabelece como um de seus princípios